logomarca

Pedido de Oração

Downloads

Boletins

Acompanhe-nos

Visitantes


Você é o visitante número 2579 .

 


  • Você está em:
  • Página inicial »
  • »
  • Maio/2017 Célula, a arte de viver em grupo

Maio/2017 Célula, a arte de viver em grupo

imprimir tamanho da letra: A- normal A+

1ª semana -   Amigos para a eternidade (Provérbios 18. 24). Você sabia que a célula é uma ótima oportunidade de fazer amigos? Imagine. Passamos 52 semanas juntos, no mínimo 1 hora, fora o tempo que nos reunimos além da reunião. Nestas horas, oramos, conversamos, compartilhamos redes sociais e marcamos passeios, filmes, jogos e muito mais. Quando chegamos ao culto, rapidamente reconhecemos nossos irmãos da célula, trocamos abraços e palavras de saudade. Afinal, meia semana é muito tempo longe para amigos que sempre querem estar perto. Quantos compadres você já ganhou na célula? Já foi a casamento, aniversário e, infelizmente, estiveram juntos também em momentos de dor e despedida? Ah! Como disse o salmista: “Como é bom que os irmãos vivam em união” (Salmo 133.1). O mundo carece de amigos verdadeiros e você é um deles, criado para ser um instrumento de Deus na vida de muitas pessoas. Desafio da semana: Pergunte a um amigo da célula como foi a semana dele e o ouça com interesse. Depois, comente o que ele contou. Faça com que ele se sinta admirado. Aprecie o seu caráter e a forma em que ele serve a Deus. Guarde as críticas para você ou para outro momento. Objetivo: Apreciar o que há de melhor no outro.

 
2ª semana -  Família é família (Gênesis 25.22). A Bíblia relata vários conflitos familiares. No caso de Rebeca, um conflito entre irmãos começou ainda no ventre. Célula também é família. Como irmãos, certamente, já nos indispomos uns com os outros. Porém, isso não pode ser frequente para não quebrar a comunhão. Dentro de um grupo que se reúne com frequência há diversidade de opiniões, interesses e características. Na sua célula, convivemos com o espiritual, o desligado, o carinhoso, o intelectual, o emburrado, o engraçado, o sensível, o “do contra”, o distraído, o atrasado, preocupado com o lanche, o carente... Tem célula que tem até discípulo em AD (à distância), aquele que aparece a cada dois meses ou o virtual, muito frequente no facebook e no grupo do whatsapp. E só. O segredo da célula saudável é respeitar as diferenças e o tempo de cada um. Assim é em uma família. Um irmão é diferente do outro, mas ambos são amados da mesma forma pelo Pai. Desafio da semana: É fácil julgar o comportamento do outro e ignorar qualidades. Para cultivar bons relacionamentos, temos que pedir a Deus a habilidade de compreender o ponto de vista das outras pessoas. Na célula, pegue um papelzinho e anote três características dos outros membros da célula. Não coloque o seu nome, somente da outra pessoa. Faça para todos os presentes. Ex: João: sonhador, educado, homem de oração. Deposite em uma caixinha. No final, todos levarão o papel com o nome para casa. Não critique, não condene, nem se queixe. Objetivo: Ver o nosso irmão como Deus vê. Com olhos de amor.
 
3ª semana - Na célula, sorria (Provérbios 15.13). Invista mais no sorriso. Na célula, no trabalho, em casa. Você já percebeu o quanto um sorriso é animador? Seja no ônibus, no mercado ou no médico, cumprimente com um sorriso. A Bíblia fala que o sorriso deixa o rosto mais bonito. A expressão facial fala sem usar palavras. Que tal apresentar seus argumentos de outra forma? De maneira leve, sem fechar o semblante? Em uma célula, convivemos com vários sentimentos: saudade, ira, desprezo, compaixão, inveja, admiração. E, não podemos fugir disso. Porém, podemos transformar sentimentos negativos em aprendizado e oportunidade de crescimento. Exercitamos na célula os frutos do Espírito. Quando eles estiverem desenvolvidos,  pregaremos Jesus para os de fora com mais força, discernimento e empatia. Só assim, seremos luz para as nações. Desafio da semana: Você sabia que fica mais bonito ao sorrir? Gaste uns minutinhos com exercícios de riso na frente do espelho. Depois, faça tudo com um sorriso. Não vale sorriso forçado. Tem que ser sorriso de quem é amado por Deus e salvo por Cristo Jesus. Cumprimente o porteiro, o filho, o pastor, o amigo com um sorriso e deixe o dia deles mais leve. Objetivo: Seu sorriso é mensageiro de boas intenções e ilumina a vida dos seus amigos. E, como quem planta colhe...
 
4ª semana -  70 x 7  (Mateus 18.21-22) Tá, brigaram. Você não quer mais ir à célula e nunca mais, nunca mais mesmo, vai orar por aquele irmão que te magoou para todo o sempre. O pior é que seu líder sabe que você está certo e não ficou do seu lado. Você tem suas razões e já marcou todos os versículos bíblicos em seu favor. Já postou a mágoa no facebook e saiu do grupo do whatsapp. Tudo resolvido.   Agora lembre outras brigas do passado. Será que os motivos justificam a inimizade? Tem sido recorrente situações assim em sua vida, célula, família e igreja? Está na hora de rever as áreas de conflito no seu coração e começar a limpar toda raiz de amargura. É hora de perdoar. É importante saber que outros desentendimentos virão, mas você saberá lidar com eles com sabedoria. A partir de hoje, quebre toda área de conflito a sua volta. Uma briga é como um carrossel. É mais fácil pará-lo quando está começa. Desafio da semana: Resolva quebrar toda a barreira que ainda exista entre você e alguém da célula. Se há alguém que deva perdoar, procure-o e proponha um recomeço. Tenham um momento de comunhão, um passeio, um café, algo assim. Às vezes é apenas um pequeno mal entendido e vai ficar tudo bem. Objetivo: Perdoar, aliviar o coração, ser um cristão feliz.
Deixe seu comentário
Sem comentários cadastrados.

Parceiros

Central de Células Projeto Nações em Ação