logomarca

Pedido de Oração

Downloads

Boletins

Acompanhe-nos

Visitantes


Você é o visitante número 3811 .

 


Maio/2014 Ensino

imprimir tamanho da letra: A- normal A+

 

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2 Tm 3.16-17

 

1ª semana – Aprendendo para ensinar as Escrituras – (Mt 28.20) Não se pode falar de ensino sem mencionar a Bíblia, o manual de vida do cristão. Portanto, a Igreja deve conhecer as Escrituras (Mt 22.29) para ensiná-las a outros. Os pais devem ensinar a Palavra aos filhos desde pequenos (Dt 6.6-7; Pv 22.6 ) e, todos, independente de faixa etária, devem dedicar-se a estudá-la e ensiná-la. Tiago exorta a Igreja a ser praticante e não somente ouvinte da Palavra (Tg 1.22), mas para que isso seja possível é necessário ter intimidade com as Escrituras. Estude-a minuciosamente, marque versículos, tire dúvidas nas células e ensine para um grupo específico de sua escolha: adolescente, melhor idade, encarcerados, colegas de aula, ou outro que o Senhor lhe confiar. Cada culto do Templo é uma oportunidade de aprender a Palavra e o ensino é estendido nas células.

 

2ª semana – Sabedoria “Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria...” (1 Co 12. 8)  - Entre os dons espirituais está o dom de sabedoria. Este dom é necessário para aconselhar, cuidar da família, administrar as finanças e o tempo, além de educar os filhos e ter bons relacionamentos. A sabedoria não se pode comprar ou trocar por bens perecíveis (Jó 28.12-28). Ela está em Deus, vem d’Ele e seu princípio está no temor do Senhor (Jó 28.28). Muitas pessoas prezam pelo conhecimento e inteligência, mas perecem por não conseguirem agir com sabedoria. Há um provérbio chinês que diz: “O tolo nunca aprende, o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio aprende com a experiência dos outros.” Peça sabedoria a Deus (Tg 1.5, Pv 10.13).

 

3ª semana – Conhecimento “a outro pelo mesmo Espírito, a palavra do conhecimento... (1 Co 12. 8b)  O conhecimento, principalmente das Escrituras, é útil para servirmos melhor a Deus. O pastores do Templo das Nações incentivam aos discípulos a buscar conhecimento nas áreas em que atuam na Igreja e, também,  no trabalho secular, para realizá-los com excelência e dar bom testemunho. Seja nas artes (ex. Escola de Dança), na música, nos programas sociais, no aconselhamento pastoral, na comunicação, no ensino da Palavra (ex. Escola de Líderes e Princípios), entre outros, os discípulos são motivados a buscarem formação e aperfeiçoamento através de cursos e formação acadêmica.

 

4ª semana – Conselho “O caminho dos insensatos aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.”(Pv 12.15) A Bíblia nos incentiva a pedir conselhos a pessoas experientes e tementes a Deus. Muitos cristãos perecem nos relacionamentos pessoais e em assuntos financeiros devido ao orgulho e teimosia por não pedir ou aceitar conselho. A Palavra fala: “Ouça conselho, aceite admoestações...” (Pv 19.20) Sabemos que o principal conselheiro é o Espírito Santo, porém, Ele usa pessoas para instruir seus filhos. Muitos cristãos dizem: “Não preciso ouvir ninguém, falo direto com o Senhor”. Esta é uma atitude errada que demonstra insensatez. As principais fontes de conselho do cristão devem ser: a Bíblia Sagrada, os pais (se solteiros), os cônjuges e líderes espirituais indicados pelos pastores da Igreja. Evite conselhos dos ímpios (Sl 1.1) e tendenciosos (de pessoas que gostam de levar vantagem com a decisão). Conheça os seus conselheiros (Pv 13.20)

 

Atenção:A Bíblia proíbe claramente a busca de conselhos em cartomantes, adivinhadores, médiuns, espíritos e horóscopo (Lv 19.31, 1 Cr 10.13-14). Se você quer saber mais a respeito disso, converse com seu líder. A Igreja está pronta para ensiná-la a andar conforme os conselhos do Senhor.

Deixe seu comentário
Sem comentários cadastrados.

Parceiros

Blog Pastora Luisa Projeto Nações em Ação Rede Cristã de Empreendedores Central de Células