logomarca

Pedido de Oração

Downloads

Boletins

Acompanhe-nos

Visitantes


Você é o visitante número 1738 .

 


  • Você está em:
  • Página inicial »
  • »
  • Para que serve uma Célula? (Pr. Atilano Muradas)

Para que serve uma Célula? (Pr. Atilano Muradas)

imprimir tamanho da letra: A- normal A+

       Durante um congresso de células conversei com um irmão, meu amigo antigo, resistente ao sistema de células. Ele crê que cultos aos domingos são suficientes. Sua principal birra com a célula é que ela é concentrada na pregação aos novos convertidos e, por ele ser velho convertido, não precisa mais ouvir tais estudos. A conversa deu pano para a manga, como se dizia antigamente, e tive que lhe apresentar alguns motivos para a existência de uma célula.

 

       Meu amigo estava certo ao dizer que uma célula também tem por objetivo pregar o Evangelho a quem ainda não ouviu falar de Jesus. Para isso, é preciso que a pessoa que ouvirá seja levada à célula. Em geral, ela não irá sozinha, então, o segundo objetivo é que a célula seja o lugar onde pessoas serão levadas para ouvirem a Palavra, principalmente aqueles que resistem à ideia de ir a um templo. O terceiro motivo é acompanhar os que já se converteram ou estão em processo de conversão. Um encontro semanal é algo plausível e suficiente, na maioria dos casos de conversão. O quarto motivo é para que as pessoas tenham comunhão umas com as outras, e isso aponta para um quinto motivo, que é existir um grupo em que as pessoas se sintam amparadas. Esperar que alguém num culto com milhares de pessoas se aproxime de você para perguntar como está sua vida e se precisa de algo é utopia; raríssimo. Já, numa célula, é pergunta corriqueira, afinal, célula é um pequeno grupo em que todos acabam se conhecendo.

 

       O meu amigo fez aquela cara de “não tinha pensado nesses motivos”, mas não se convenceu com tanta teoria. Todavia, balançou com o testemunho que lhe contei. Certo irmão tinha o mesmo pensamento contrário ao sistema de células, mas continuava a frequentar a célula mesmo assim, em obediência ao líder e também por causa dos amigos. Disse que se sentia inútil, sem motivo para estar na célula, que não aprendia nada, até ser motivado a levar um visitante à célula. A primeira pessoa que levou foi um familiar seu que, para sua surpresa, se converteu de imediato. Na semana seguinte, outro familiar se converteu. Sem perceber, aquele irmão que estava desgostoso com a célula passou a ter prazer na reunião, porque lá estavam as pessoas que ele precisava discipular. Resumo: hoje, esse irmão é extremamente alegre na sua célula, pois tem visto resultados. Seus discípulos já se batizaram, frequentam os cultos e são membros da nossa igreja. Olha que bênção! A célula passou a ter sentido para ele e não mais um peso.

 

       Célula é lugar de crentes novos aprenderem a caminhar na fé e crentes velhos frutificarem, colocarem em prática o mandamento de ir e pregar o Evangelho, de cuidar uns dos outros, de suportar e acompanhar os novos irmãos. Célula é lugar de exercitar o perdão, o amor e a paciência. Célula é lugar de doar tempo e dinheiro, de abrir o coração e também ouvir os outros. Célula é momento do cristão compreender melhor a dor do outro e visitá-lo no hospital, em casa, ajudar na hora do desemprego e dos problemas de relacionamento. Célula é uma extensão da família da gente. Célula é a família da fé reunida para cultuar, mas também para se relacionar de maneira transparente e honesta.

 

       Quem não está em célula simplesmente está perdendo o que de melhor a igreja oferece: a comunhão. Então, só está fora quem não quer ser um crente mais ativo e mais perto do padrão bíblico que Deus propõe aos cristãos. E Jesus deu o exemplo quando, a despeito de sempre estar com as multidões, jamais ter deixado a sua “célula de discípulos” com quem caminhou, orou, ensinou e fez milagres.

 

        Por fim, prossigamos no propósito de caminharmos em células. Assim como o meu amigo, que hoje é feliz frequentando uma célula, você também poderá ser ainda mais feliz quando perceber o quanto Deus usará sua vida para levar outras aos pés do Senhor. Assim como você que, um dia foi resgatado das trevas para a luz, muitas outras vidas também precisam ser resgatadas. Que nos próximos congressos de células possamos superlotar vários cultos com irmãos que, outrora eram resistentes às células e hoje são incansáveis ganhadores de almas, líderes de células, supervisores, superintendentes, pastores de área ou anfitriões.

Deixe seu comentário
Sem comentários cadastrados.

Parceiros

Central de Células Projeto Nações em Ação